segunda-feira, 27 de julho de 2009

O ORATÓRIO DA CRIPTA

Antes de partirem para evangelizar o continente que seria o berço do Cristianismo, os discípulos de Jesus ergueram um rústico oratório em honra da virgem Maria. séculos mais tarde, no mesmo local existiria a atal Igreja de Notre-Dame-de-la-Mar(Nossa Senhora do Mar), abrigado as relíquias e imagens de Maria Jacobé, Maria Salomé e virgem sara.
Este mesmo oratório, além de representar o templo de orações onde os fiéis iam buscar a palavra de Deus, também era o lugar onde se abrigava as Mulheres santas após a dispersâo dos demais membros do grupo.
Conta a história que alí elas morreram, primeiro, Maria Jacobé, e meses depois, Maria salomé, já idosas. Pouco tempo depois morreria sara.
São Trofino, vindo de Arles. lhes dá os últimos sacramentos e assiste ao sepultamento. As santas Mulheres foram enterradas no pequeno oratório, que elas mesmas ajudaram a construir e seus corpos sâo encontrados anos mais tarde, dispostos em forma de cruz.


OS EVANGELIZADORES I
Todos aqueles que se salvaram da sentença de morte que lhe foi imposta por Herodes Agrippa, salvaram-se pelo fé na palavra. Naquele tempo, a crença no poder do verbo modificava com mais rapidez a vida das pessoas. Por isso mesmo, os apóstolos-amigos de Jesus prometeram levar sua palavra, anunciando o evangelho, para a construção da fé e da verdade suprema.
Assim, partiram todos para cumprir a promessa que fizeram a Jesus. Marta segue para Tarrascon onde vence, com o sinal da cruz, a fabulosa tarrasque, monstro anfíbio saído das águas do Rhône que vitimava as crianças e o gado. Marta consagra a sua vida à evanlização da vila onde, mais tarde, seu corpo foi enterrado.
Madalena toma o caminho da floresta de saint Baume. Instala-se numa gruta úmida e inacessível. A gruta é guardada por dois anjos gloriosos. Maria Madalena usava seus longos cabelos como únca vestimenta. Assim escolheu reparar as suas culpas e pecados durante trinta anos. Após sua morte, ela foi enterrada em saint Maximino onde mais tarde foi construída uma Basílica.
Lázaro vai para Marselha e Maximino a Aix para pregar o Evangelho. Assim começa a evangelização da Gália, desde o primeiro século de nossa Era, pela região de provença.
Maria Jacobé e Maria Salomé tendo ficado no local, pregam também a fé. Elas acompanharam a vida de Jesus, levaram-no ao sepulcro e testemunharam sua ressurreição.
Como testemunhas do amor delicado a humanidade por Jesus Cristo, elas se dedicam a difundir a palavra Divina, onde quer que estivessem.
As palavras do Evangelho são confortáveis e muitos milagres são comprovados, tal qual o surgimento de uma fonte de água doce que até hoje alimenta o poço da atual igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário