sexta-feira, 17 de julho de 2009

A HISTÓRIA SAGRADA

No Delta do Rhône, entre o mar e a lendária Camargue existe uma pequena cidade cujo nome tem origem na antiquíssima história das santas Maria jocobé e Maria Salomé, as Santas Marias do Maar, como são conhecidas.
A história desta cidade é inspirada em fatos remotos do começo de nossa era. pelos anos 44 e 45, uma frágil embarcação vinda da terra santa chega ao sul da atual frança, exatamente no campo romano "l' oppidum râ". Mais tarde, esta antiga cidade foi engolida pelo mar.
Devido às inúmeras perseguições cristãs fomentadas por Herodes agrippa, alguns discipulos de Jesus foram colocados numa barca sem remos, sem velas ou provisõe, em represália à fidelidade a cristo. Entre eles estavam: Maria Salomé, irmã ou prima da virgem Maria, Lázaro e suas irmãs Marta e Maria Madalena, Maximino e Sidônio, o cego de Jericó.
Conta a tradição que a serva sara se junta ao grupo.
Quando a barca avança, ela suplica que a levem. Um milagre a fez chegar até o barco. Sobre o manto que Maria Salomé atirou nas águas para auxiliá-la, sara caminha e alnça a barca.

Existem muitas lendas e outras versôes dos fatos. Para alguns, a viagem foi feita numa galera que fazia o caminho rotineiro entre a palestina e a Europa.
A vida de sara também possui outras tantas crenças e versões. Para uns ela já vivia nas margens do Medediterrâneo e teria acolhido piedosamente as Santas mulheres.
Maria Salomé e Maria Jacobé influenciaram decididamente na conversão de sara ao Cristianismo, mais tarde, sara passaria a ser sua serva e acompanhante.
Para outros, sara era egipcia, foi uma abadessa ou freira de um convento da líbia, ou ainda descendente dos atlantes...
Os ciganos a veneram com o nome de vergem sara, a kali. kali, palavra repleta de significados, pode ser traduzida como negra, na língua dos ciganos. É a força cigana da pele morena e também o nome de uma deusa negra indiana venerada no sul da Índia.
Numa visão, teria identificado os evangelizadores que mais tarde foram acolhidos por ela e seu clâ, às margens do mar Medi-terrâneo. Princesa, rainha, abadessa ou serva, a doce virgem sara guarda até hoje o seu mistério.

Maria Jacobé e Maria salomé já idosas permenecem no lugar da chegada em companhia de sara. Os companheiros de viagem se dispersam e partem para evangelizar a Gália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário