segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vários grupos ou nações Roma referem-se como Roma, ou Rom.


Vários grupos ou nações Roma referem-se como Roma, ou Rom. Entre eles estão as nações da velha Europa como os Kalderasha, e outros, como os Roma da Alemanha.

"Singular masculino “Rom”, plural “Roma”; feminino: “Romni” e “Romnia”. Apesar disto, como fazem muitos outros autores europeus, a seguir sempre escreveremos “os Rom” e não “os Roma”; da mesma forma “os Calon”, “os Sinti”, etc. Até os ciganólogos brasileiros chegarem a um acordo sobre a grafia das (auto)denominações ciganas, aplicaremos também para elas a "Convenção para a grafia dos nomes tribais" (indígenas), aprovada na 1a. Reunião Brasileira de Antropologia, em 1953, e segundo a qual "Os nomes tribais se escreverão com letra maiúscula, facultando-se o uso de minúscula no seu emprego adjetival", e "Os nomes tribais não terão flexão portuguesa de número ou gênero, quer no uso substantival, quer no adjetival." (Revista de Antropologia, vol. 2, no. 2, 1954, p. 150-152).

Na língua Rromani, a auto-identificação envolve a palavra "Rrom." A designação "Gypsy" está relacionada com a velha crença de que os Rroma vieram do Egito, apesar de estudos da língua Rromani no século 18 revelar sua origem Indiana.

E, países de língua não-Inglesa, os Rroma são referidos como Zigeuner, Zingari, Tsiganes e outras variantes do radical da palavra Grega "Atsinganoi," que era na verdade uma seita religiosa no Império Bizantino, não relacionado aos Rroma ainda que atribuído 'a população estrangeira.

Para organizações Rroma e outros grupos de direitos humanos, a designação étnica Rrom (pl. Rroma, adj. Rromani) é uma questão de auto-determinação, auto-identificação. Uma comparação pode ser feita com o povo Inuit da América do Norte que eram chamados formalmente como "Esquimós" - um nome externamente aplicado. O princípio da auto-determinação envolve reconhecimento público e a implementação de seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário