segunda-feira, 29 de junho de 2009

Costumes e Tradições Romani

Costumes e Tradições Romani

Quando se fala dos costumes e tradições Romani é preciso explicar alguns pontos importantes que podem clarear fatos aqui apresentados. A maioria das tradições aqui expressas se referem aos grupos Roma da velha Europa.
A população Romani sempre foi composta com diferentes grupos étnicos agrupados durante a grande migração inicial da Índia. O povo Romani se formou fora da Índia apesar de vários elementos étnicos terem se iniciado ainda dentro da Índia. Isto é sustentado linguisticamente e cada vez mais com base na história. Por causa da extensiva influência Persa e Greco-Bizantina sobre a Língua Romanes, os membros desta migração que saíam da Índia ficavam nestas áreas por um longo período de tempo para isso ocorrer; e eles , sem dúvidas, também traziam membros dessas populações para dentro da população Romani.

A fragmentação da população Romani ocorreu em maior escala quando de sua chegada na Europa no século 14. Uma vez na Europa, a habilidade deles se ajustarem 'a grupos externos continuou, e em alguns lugares, o elemento Romani era dominante o bastante para assimilar os grupo de fora. Em outros lugares, o elemento Romani era muito discreto para manter sua identidade e foi perdido, enquanto contribuía para o grupo ao qual eles eram absorvidos.

A população Romani tem crescido diferentemente nos diferentes lugares a tal ponto que um grupo pode negar a legitimidade de um outro grupo. Mas todos os grupos mantêm, a um grau maior ou menor, uma barreira entre os que são Roma e os que não são. Desta forma, existem povos Romani que incorporaram um elemento genético estrangeiro substancial de fora da Índia, mas que permanecem, em termos de sua própria percepção, Roma e que falam Romanes.

Os nomes Rom e Roma, ou Rrom e Rroma, são usados aqui em vez das palavras Gypsy e Gypsies ou mesmo Ciganos. Alguns grupos Romani não se dizem Roma, tais como os Romanicos, Gitanos, Kalé, Sinti, Manush, e outros, mas referem a outros grupos como Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário